Histórico do CAJOL
O curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 10 de junho de 1977, atendendo a reiteradas manifestações e apelos da comunidade local e de toda a região, cuja economia está até hoje fortemente ligada ao agronegócio.
Em 1980, era fundado o Centro Acadêmico de Agronomia José Lutzemberger (CAJOL), com a função de ser órgão máximo representativo dos acadêmicos do curso de Agronomia do Campus Sede.
Surgido nos anos finais da ditadura militar (1964-1985), foi um dos primeiros diretórios acadêmicos da UEM, e devido as circunstâncias, teve sua primeira sede estabelecida fora da universidade, em uma casa alugada onde hoje é a Rua 10 de Maio.
O Centro Acadêmico de Agronomia tem como patrono José Antônio Kroeff Lutzenberger (1926 - 2002), que foi um engenheiro agrônomo, escritor, filósofo, paisagista e ambientalista brasileiro que participou ativamente na luta pela preservação ambiental. Você pode saber mais sobre José Lutzenberger aqui.
Em outubro de 2015, a atual sede do CAJOL foi inaugurada. O espaço foi construido com doações de materiais das seguintes empresas: Cocamar, Cooperativa Integrada, Fort Green, John Deere, Stoller do Brasil, Alcopar, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Incoa e Emplaca. A UEM, forneceu a mão de obra para a construção. Saiba mais sobre a inauguração da nova sede do CAJOL aqui.
Dia da inauguração da nova sede do CAJOL. Fonte: Assessoria de Comunicação Social (UEM)
Localizada no Bloco F05, a construção conta com aproximadamente 80 m2 totalmente em alvenaria, com dois ambientes: uma sala comum, onde todos os alunos do curso de Agronomia podem permanecer em seus horários livres para descansar ou estudar, e uma sala de reuniões para a administração do CAJOL, onde também ficam guardados todos os documentos do centro acadêmico.